30 de jul de 2009

Inep divulga questões-modelo do novo Enem para que inscritos possam se ambientar com a prova

MEC disponibiliza questões-modelo do novo ENEM
Circuito MT com informações Assessoria Inep/MEC30/07/2009

Foram disponibilizadas à meia-noite de ontem (29.07), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), um compilado de 40 questões-modelo do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As questões estão divididas entre as quatro áreas de avaliação: ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
As questões foram disponibilizadas em quatro arquivos PDF.

ARQUIVOS: http://public.inep.gov.br/enem/Enem2009_linguagens_codigos.pdf

http://public.inep.gov.br/enem/Enem2009_matematica.pdf

http://public.inep.gov.br/enem/Enem2009_ciencias_humanas.pdf

http://public.inep.gov.br/enem/Enem2009_ciencias_da_natureza.pdf

A mudança do Enem o aproxima das diretrizes curriculares nacionais e dos currículos praticados nas escolas, mas sem abandonar o modelo de avaliação centrado nas competências e habilidades. Os exemplos de questões foram elaborados a partir de critérios técnicos e pedagógicos, com itens contextualizados e voltados para a realidade do cidadão.
A divulgação dos itens-modelo visa aproximar os futuros participantes da nova estrutura de prova do Enem, reformulado neste ano. O gabarito vai permitir a checagem das alternativas corretas e a melhor compreensão das habilidades abordadas, mas não será possível simular uma nota dentro da nova escala proposta para o Enem 2009, em Teoria de Resposta ao Item (TRI).
É importante lembrar que cada um dos quatro testes do Enem 2009 será composto por 45 itens de múltipla escolha, totalizando 180 questões. No dia 3 de outubro (sábado) serão aplicados 45 itens de ciências da natureza e suas tecnologias e 45 itens de ciências humanas e suas tecnologias. No dia 4 de outubro (domingo), serão 45 itens de linguagens, códigos e suas tecnologias e 45 itens de matemática e suas tecnologias, além de uma proposta de redação. Essa configuração permitirá ao Enem 2009 a aferição mais exata das proficiências de todos os participantes do exame.
Assessoria de Imprensa Inep/MEC
Perguntas freqüentesFale com o InepDúvidas sobre Arquivos

FONTES:http://www.enem.inep.gov.br/
http://www.circuitomt.com.br/home/materia/27332

Nenhum comentário: